Categorias
Honório Onofre de Abreu

A SERVIÇO DO EVANGELHO

Meus amigos, muita paz!

Em nossos círculos de Doutrina Espírita, a Boa Nova de Jesus resume o fulgor da Verdade, vinculando-nos a Deus em bases de espiritualidade genuína e sabedoria autêntica.

O assunto diz respeito aos testemunhos de cada um, no plano pessoal e, por isso mesmo, ocorrem tempestades e instabilidades em aspecto moral, por dentro e em torno dos candidatos à iluminação com o Senhor.

Estudar, meus amigos, representa, para os que chegam, aquele “toque” de afinização com a Vida mais Alta. Para tanto, valores do intelecto são avocados, criando piso para as ideias e para a consequente sensibilização nas áreas do sentimento.

Na continuidade desse processo, a perseverança responde pela iniciação do indivíduo nas zonas vibratórias do que os ensinos e parábolas de Jesus propõem, pois o conhecimento espírita torna inteligível esse conteúdo de natureza divina e atemporal.

Há, nesse movimento de alma, em direção ao infinito de Deus, um júbilo diferente e incomum, capaz de antecipar, para a criatura que estuda e reflete, entre esforço e abertura de coração, as bênçãos que caracterizam a vida nas faixas superiores da Criação.

Todavia, não há conquista sem a moldura do suor e muitas vezes das lágrimas…

Daí o imperativo de se compreender o mecanismo da transformação a que nos lançamos, pelo conhecimento e sob os auspícios do Consolador.

Capacitar-se a decifrar a luz do Cristo implica projetar-se ao terreno das afirmações evangélicas, na base dos testemunhos.

Senão, pensemos:

– o que representaria o perdão em nossa vida sem o exaustivo trabalho interno de desarticulação das resistências orgulhosas e personalistas no coração?

– de que nos adiantaria a crença na imortalidade da alma e a ciência de Deus pelo plano evolucional e encadeador de vidas e princípios, se nos instantes da partida de um ente amado, a negação e a incredulidade nos sepultarem a fé e todo o patrimônio das revelações espirituais?!…

O tempo é o campo formoso em que vicejam as sementes dos princípios.

E será a confiança do coração nos temas do Evangelho que permitirão o desenvolvimento da árvore da Vida no intimo de nós mesmos!

Jesus é o Caminho; suas lições, a Verdade; Sua vivência, a Vida! Esse o nosso roteiro com o Senhor.

Dificuldades são molduras para quem conhece e busca mais e melhor.

Avancemos meus irmãos, para além das formalidades sociais e das crenças obscuras.

O Evangelho, em nós, é o Cristo irradiando algo de Sua Luz!

 

HONÓRIO ONOFRE DE ABREU

(Página psicografada pelo médium Wagner G. Paixão em reunião pública do dia 24 de maio de 2014, no Grupo Espírita da Bênção, Mário Campos, MG)