Categorias
Outros Autores

O TRABALHO DA LUZ

Meus filhos: Jesus esteja conosco, guiando nossos sentimentos!

A Luz resume o fenômeno da vida e tanto diz respeito ao aprendizado moral – recurso de despertamento das consciências –, quanto diz respeito à nossa capacidade de reflexão da Vontade de Deus, pelo sentimento.

A evolução e o progresso são aquisições da Luz de Deus, em gradações que atendem desde a primitividade aos apogeus da angelitude, que é a condição dos Espíritos puros. Viveis, pois, na Terra, nessas sociedades ainda maculadas pelo materialismo, as lutas do egoísmo e do orgulho, que impõem sofrimentos e corrupções a incontáveis criaturas que, por sua vez, acostumaram-se a esse processo como se fosse natural ou estimulam, por inversão de valores, esse sistema de negação de Deus, de negação da Luz.

Hoje relembramos a publicação de O Livro dos Espíritos por Allan Kardec, há cento e cinquenta e nove anos. E esse fato representa o nascimento do Espiritismo Cristão, para segura orientação das almas, em sua feição de filosofia, de ciência e de religião autêntica. O conteúdo doutrinário do Consolador prometido por Jesus e organizado pelo ilustre filho de Lyon, permanece como a mais sublime síntese reveladora da Vida Universal, de modo que seu estudo permanente é a garantia de iluminação das potências interiores, capacitando, os que se vestem de carne para progredir, ao desenvolvimento de uma lucidez inigualável e naturalmente tornando-o um discípulo do Cristo a se revelar pelas obras do amor e da caridade, então resultantes da Obra da Codificação.

No mundo, as experiências comuns respondem pela sensibilização elementar do intelecto e do moral, tendo em vista a vida imortal em Deus, mas tão somente esse aprendizado não será capaz de realizar o indivíduo em seu plano de imortalidade. À luz da Terceira Revelação, porém, Jesus lhe ressurge em espírito e verdade, sem dogmas, sem desvios interpretativos, sem misticismo tendencioso, sem idolatria política, e esse fato promove a santificação dos objetivos, pois a alma passa a conviver com o seu Mestre, testemunhando, entre seus semelhantes, com harmonia e equilíbrio, todas as provas promotoras e aferidoras de sua conversão à Grande Luz!

Esse trabalho, meus filhos, é o supremo escopo da Doutrina dos Espíritos, e ele diz respeito à capacidade de cada um de nós, no plano íntimo, de vencermos os apelos de nosso passado vicioso e rude, dando ensejo ao surgimento do “Filho do homem” — a segunda vinda de Jesus ao mundo, através das obras do amor!

Não nos percamos em excentricidades e exagerada adoração externa de sistemas e instituições. O Cristo foi sozinho na administração da Luz de Deus aos homens, transitando entre religiosos e templos, entre políticos e gente simples, mas permanentemente fiel ao Pai e Criador!

Sigamos-Lhe os passos divinos, em busca de Sua Luz!

BEZERRA DE MENEZES

(Mensagem psicografada pelo médium Wagner G. Paixão em reunião pública do Grupo Espírita da Bênção, em Mário Campos, MG, na noite do dia 18 de abril de 2016)