História

O Grupo Espírita da Bênção surgiu em decorrência de uma visita que os confrades Márcio Antônio Martins da Cruz (seu presidente) e o médium Wagner Gomes da Paixão fizeram a Francisco Cândido Xavier, em Uberaba, exatamente no dia 08/09/1990. Após a reunião do Grupo Espírita da Prece, os referidos companheiros retornaram à Pensão Ibiá, onde já haviam se instalado após longa viagem de ônibus.

Naquela noite, Chico não pudera estar presente em decorrência de seu estado de saúde, mas logo que a prece para o recolhimento foi feita, o médium, pelo recurso da clarividência, identificou o facho de luz que vinha da região geográfica onde se instalava o Grupo em que Chico trabalhava. Esse facho resplendente transformou-se na figura nobre e generosa do ex-senador romano, entre nós conhecido por Emmanuel. O benfeitor descortinou um quadro em que a proposta de trabalho numa região próxima de Belo Horizonte se evidenciaria àqueles dois companheiros ali reunidos, por determinação do destino, segundo os compromissos anteriormente assumidos e de acordo com uma programação espiritual já elaborada no Além. Vários detalhes se relevaram, por vontade do Alto, ao médium que então narrava com minúcias ao seu parceiro de viagem: o local do futuro Grupo, as atividades que deveriam ser priorizadas, os cuidados a serem tomados.

A visita ao Chico, embora sua ausência física, se coroara de luzes e responsabilidades, e fora mantida em sigilo, até que quase dois anos após o ocorrido, os fatos relatados por Emmanuel se materializaram, sem que qualquer dos dois envolvidos movesse um dedo para a concretização do que fora a eles comunicado.

A 1º de junho de 1992, na sede do futuro Grupo Espírita da Bênção – um local depredado e abandonado por mais de cinco anos, e de propriedade do Centro Espírita Cristão Bezerra de Menezes, de Belo Horizonte –,  Márcio e Wagner se reuniram, em caráter excepcional, para oficializarem, numa reunião específica, a fundação da referida Casa Espírita. Naquela ocasião, não conheciam uma pessoa sequer da cidade de Mário Campos, onde o novo trabalho teria vez. Digna de nota é a visita feita, seis meses antes desta data de fundação oficial, a este local, pelos dois confrades, a pedido da diretoria do Centro que lidava com esse terreno e com sua parca construção, como um desafio a ser solucionado. Assim que o médium adentrou o caminho para o terreno, prontamente identificou o local que Emmanuel havia mostrado, através de suas faculdades mediúnicas. Mesmo sem contarem aos proprietários legais o que ocorrera mais de um ano antes, a eles foi oferecido espontaneamente o terreno, para que realizassem algum trabalho espírita-cristão – o que aceitaram de bom grado, cientes da programação espiritual em execução.

Como na história da maioria dos Centros e Grupos Espíritas, a edificação do prédio contou com a bondade de muitos corações e a realização de eventos, como almoços fraternos, para que as despesas pudessem ser honradas e a construção atingir o ideal para funcionamento.

A primeira reunião pública, com a presença dos dois fundadores e apenas um vizinho, Sr. Pedro Dias, se deu no dia 08/09/1992, como homenagem à data em que Emmanuel surgiu anunciando o trabalho, mesmo porque, antes seria impossível, por ausência de luz elétrica e ambiente adequado.

Somente após mais de um ano de trabalho no Grupo, que já contava com reunião pública às segundas, estudos mediúnicos às quartas e evangelização da criança e sopa fraterna aos domingos, é que outros companheiros de Belo Horizonte se achegaram, cooperando espontaneamente com as tarefas.

Em 1997, o médium Wagner Gomes da Paixão, com três livros já formados sob a orientação de Emmanuel e já tendo visitado o próprio Chico, que lhe orientou quanto à legitimidade das obras, além da confirmação da presença daquele benfeitor em sua vida, passou a ter o acompanhamento doutrinário-evangélico do confrade Honório Onofre de Abreu (diretor e posteriormente presidente da União Espírita Mineira), que foi um tutor vigilante e dedicado do médium até sua desencarnação, em novembro de 2007. Honório assumiu a direção das reuniões mediúnicas de desobsessão do Grupo, às quartas-feiras, trabalho que perdurou por oito anos consecutivos, com maravilhosos frutos de espiritualidade e auxílio para o Movimento Espírita em geral.

Veja abaixo algumas fotos do início de nossas atividades. Clique na imagem para ampliar.