Categorias
Outros Autores

Grupo Espírita da Bênção – 22 anos do Educandário do Evangelho

Sem a preocupação com o rigor de métodos ou construções elaboradas, pedimos licença aos amigos para deixarmos fluir nessas linhas a nossa gratidão para com esse Educandário do Evangelho que é Luz em nosso meio espírita.

Conhece-se o valor de um trabalho pela perenidade de seus propósitos e a fidelidade com que propaga e vive seus ideais. São 22 anos de labor nas mais diversas frentes: Evangelização infantil e para adultos, Estudos Sistematizados da Mediunidade e Doutrina, campanhas assistenciais e de promoção do ser humano desde sopas fraternas, campanhas de agasalho, do quilo, cestas básicas até visita a lares e hospitais. Socorro espiritual.

Seu nome não poderia ser mais apropriado: Bênção. Impossível não associar ao Evangelho do Cristo que até hoje nos inunda com bênçãos de compreensão e esperança.

Quantos irmãos combalidos pelas lutas intestinas acorreram ao grupo como último suspiro para aplacar suas dores?

Quanta ajuda anônima para estruturar e fortalecer as bases físicas para que o alimento espiritual pudesse ali temperar com a seiva da Vida aqueles de nós sedentos pelo Evangelho?

Quanto assédio daqueles que não desejavam que o Grupo se fortalecesse e continuasse
intimorato sua jornada, mesmo sem compreender o que faziam?

Quanta dedicação, noites de preocupação, incompreensões, dores, lágrimas e lutas
perpassaram aqueles que estão à frente desse Grupo?

“Eu porém, vos digo: não resistais ao homem mau; antes àquele que te fere na face direita, oferece-lhe também a esquerda.” (Mt 5:39)

Emmanuel comenta a passagem do Evangelho nos lembrando que “não determinava Jesus que os aprendizes se entregassem, inermes, às correntes destruidoras. Aconselhava a que nenhum discípulo retribuísse violência por violência.”

E tudo que estudam, refletem, envolvem os demais irmãos do Grupo, fazendo com que essa Casa, em meio as montanhas de Minas, projetando até então uma singela e desconhecida cidade, amplie horizontes para o mundo.

O Estudo do Evangelho, tal como difundido por Honório O. Abreu e demais trabalhadores da primeira hora, ganharam projeção no mundo. Com coragem e determinação, fazendo o que outros não conseguiram, o grupo da Bênção chegou às plagas europeias para falar de Evangelho.

Campo de vastas lutas, palco de muitas contendas, o “velho continente” recebeu o sopro
reconfortante do Evangelho sob novas bases. Bases que não foram compreendidas quando Allan Kardec lançou o Evangelho Segundo o Espiritismo. Honório e Equipe de primeira hora inspiram seus trabalhos na base oferecida por Allan Kardec e amplamente entendida por Emmanuel.

Diga-se de passagem que as diferenças humanas não são um problema: quando estudamos a Doutrina e o Evangelho sabemos serem naturais. Lamentamos apenas pelas oportunidades perdidas quando o orgulho e a vaidade assumem o timão. A incompreensão e as diferenças, fazem do aprendiz do Evangelho um ser humano mais preparado para as viradas que tanto ansiamos para nossas vidas. Lições que esse Educandário do Evangelho tem nos ensinado.

Mas por que Educandário? Um educandário é um estabelecimento que recebe aquele que está sendo educado: todos nós!

Jan Amos Comenius (1592-1670) já dizia sobre a amplitude da educação: “nosso primeiro desejo é que todos os homens sejam educados plenamente em sua plena humanidade, não apenas um indivíduo, não alguns poucos, nem mesmo muitos, mas todos os homens, reunidos e individualmente, jovens e velhos, ricos e pobres, de nascimento elevado e humildade – numa palavra, qualquer um cujo destino é ter nascido humano: de forma que afinal toda a espécie humana seja educada, homens de todas as idades, todas as condições, de ambos os sexos e de todas as nações.”

Parabéns, Grupo Espírita da Bênção! Fez e faz a sua parte no processo educativo: levas e mais levas de aprendizes que aí receberam e se nutriram da Educação Evangélica hoje jornadeiam pela Vida com a semente de um novo mundo plantadas em seus corações! Que cada um tenha sabedoria para regar e alimentar e fazer crescer o que há de melhor.

Que Jesus, Allan Kardec e Emmanuel continuem inspirando-os nesse processo de renovação interior de todos nós que um dia tivemos o privilégio de pertencer, conviver e viver com vocês nesse Educandário de Luz.

“Espírito de Verdade, agradeço os teus sábios conselhos. Aceito tudo, sem restrição e sem ideia preconcebida.

Senhor! Pois que te dignaste lançar os olhos sobre mim para cumprimento de teus desígnios, faça-se a tua vontade! Está nas tuas mãos a minha vida; dispõe do teu servo. Reconheço a minha fraqueza diante de tão grande tarefa; a minha boa vontade não desfalecerá, as forças, porém, talvez me traiam. Supre a minha deficiência; dá-me as forças físicas e morais que me forem necessárias. Ampara-me nos momentos difíceis e, com o teu auxílio e dos teus celestes mensageiros, tudo envidarei para corresponder aos teus desígnios.” (ALLAN KARDEC)

Grupo Espírita da Bênção: muito obrigado!

De um aprendiz agradecido.