Categorias
Emmanuel

LABORES DA ALMA

A sabedoria de Deus se estampa nas leis que ordenam a vida cósmica – dos diminutos átomos que formam a base dos mundos que conhecemos aos arcanjos divinos, que são os Espíritos santificados na luta e pelos testemunhos do Bem, a executarem com harmonia e perfeito entendimento, as vontades de Deus sobre todos os seus filhos ainda imperfeitos.

Se analisarmos a Natureza, veremos que há trabalho na intimidade da pedra, cuja constituição atômica, aparentemente inerte, é campo de gravitação intensíssimo, apresentando a coesão que a torna dura e impermeável, por efeito da atração de seus componentes…

Se fixarmos a planta, descobriremos o movimento da seiva, induzindo caules e folhas a se ajustarem, segundo a influência da luz do sol e do meio em que se manifestam…

Do mesmo modo, a formiga se agita e obedece aos ditames da espécie para cumprimento de funções que lhe escapa à condição insciente…

O homem é fruto de uma engrenagem ciclópica e em tudo magnífica, que reflete a sensibilidade e a inteligência da alma, que o ocupa e o utiliza como coroamento da fecunda obra da Natureza em mundos como a Terra.

Se há movimento e trabalho na matéria, em todas as suas dimensões, há serviço constante e ativo no reino do Espírito, por dentro de nós mesmos, daí nos referirmos a provação como trabalho moral, em que sentimento, idéia e ação se conjugam para o efeito evolutivo que nos interessa.

À face disso, não te percas em desalento e incredulidade. Provação na existência é serviço da alma que anseia os cimos majestosos da vida infinita.

O incômodo de hoje é a irritação elementar que nos desperta a consciência para valores que desconhecíamos.

Tudo obedece às leis harmônicas do Excelso Pai e Criador que, pela interdependência, nos associa a todos, encarnados e desencarnados, em níveis tão diversificados de experiência e vida quanto diversa é a expressão das estrelas na abóboda escura do céu.

Faze, assim, o teu melhor, onde e com quem estejas, porque há tempo para aprender e investir, para corrigir e ressarcir, mas também para repousar e usufruir os valores que já ornam moralmente teu coração!