Categorias
Honório Onofre de Abreu

O SAL DA TERRA

Meus queridos irmãos, suplicamos mais uma vez a Misericórdia do Pai, para que o espírito divino habite entre nós!

Os movimentos evolutivos que, como as ondas do mar, em fluxo e refluxo jamais se estancam, fazem surgir as circunstâncias sábias do que nominamos destino, e por ele, ocorrem os acrisolamentos imprescindíveis à imantação psíquica das criaturas, como aberturas mentais e justa capacitação intelecto-moral dos seres.

O estudo da evolução é responsável pelo entendimento da vida em seu sentido cósmico, e semelhantes estudos patrocinam o esforço mais lúcido e mais coerente de nós próprios, para que a adoção de novos padrões nos aproximem do que o Evangelho de Jesus revela aos homens.

Vivemos na Terra um dilúvio de forças psíquicas, todas elas geradas e fomentadas pelos desejos humanos, somadas às ações nem sempre equilibradas dos desencarnados ainda passionais e viciosos.

Tendo consciência desta transição que, em seu ápice, propõe o desespero, a saturação, os sofrimentos e as muitas aflições, induzindo corações a estados depressivos e a excessivas ansiedades, salientamos que nossos esforços, em torno da compreensão do Espiritismo, será coroado de êxitos quando alcançamos, pelo entendimento e por viva sensibilização, as lições sublimes da Boa Nova, num claro vínculo com o Amor do Cristo – nosso Mestre e Senhor perante Deus.

Por muito tempo ainda, seremos um grupo diminuto à frente de vasta família humana, porque o domínio das chaves que a Doutrina Espírita nos oferece para justa compreensão dos ensinos evangélicos, necessitará do concurso do tempo e dos sofrimentos depuradores para alcançar um contingente maior de irmãos nossos na Humanidade.

Portanto, nossa ação regenerativa se prende àquela proposta do Senhor figurada no Sal da terra, que potencializa os ingredientes naturais das leis em ação sobre as massas, para que a espiritualização seja fomentada de modo indireto.

É como se nosso empenho pela renovação mental, com vivos reflexos em nosso comportamento, em nossas relações interpessoais, fosse semelhante ao do Sol, projetando raios indiretos sobre furnas e reentrâncias diversas com fins nobres e promotores…

Nossa comunidade Espírita necessita amadurecer suas concepções acerca da divulgação do Consolador. É urgente o propósito de nossa união fraternal em torno do que é sério e edificante em termos morais.

Há obras espíritas de cunho informativo que induzem o leitor a planos de consciência Universal, mas há aquelas que apenas nutrem ilusões e fantasias por ausência de apelos mais altos, apenas disponíveis aos instrumentos humanos que já aprenderam a se relativizar, a se apagarem no serviço.

A nossa ventura tem sido a sensibilização moral dos corações. Os júbilos oriundos das sementeiras do amor e da luz asseguram nossa paz, pois são capazes de nos dispor a mente a outros domínios vibratórios da Criação, reveladores por excelência dos divinos dons.

Amigos e companheiros da Seara: devotemo-nos às meditações doutrinárias e evangélicas; cooperemos com o Senhor, inundando o Brasil dessas claridades que o Evangelho, em viva restauração pela Doutrina, deixa irradiar em favor do Mundo melhor.

Estudar é viver, e trabalhar é servir no Bem!

Registramos nossa alegria ao revê-los e suplicamos a Jesus que não faltem coragem e bom ânimo a todos corações queridos.

Paz a todos!

HONÓRIO ONOFRE DE ABREU

(Mensagem psicografada pelo médium Wagner Gomes da Paixão durante evento de Carnaval ocorrido no Abrigo Jesus, em Belo Horizonte, MG, na manhã do dia 17/02/15)